O controle de medicamentos sempre foi uma preocupação dos profissionais de saúde e os médicos veterinários não são diferentes. Existem produtos que para serem comercializados o profissional e a empresa devem ter registro em órgãos competentes, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No último dia 21 de março, o conselheiro Rafael Souza conheceu o Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários – SIPEAGRO, no ministério e relatou que a partir do próximo ano, tanto a comercialização quanto a prescrição deverão ser controlados pelo órgão via internet.

Ele foi recebido pelos Auditores Fiscais e Médicos Veterinários Médico Veterinário Lourdes Cristina e Egon Silva servidores do MAPA. Eles explicam que os profissionais da cidade devem tomar conhecimento da instrução normativa nº 35 que regulamenta o uso, a prescrição e a comercialização de medicamentos de uso veterinário, controlados.

Os profissionais que fazem uso de medicamentos de controle especial devem estar registrados no SIPEAGRO do MAPA até o final deste ano, já que a partir de janeiro de 2019, estes procedimentos serão acessados exclusivamente via internet.

Segundo o conselheiro Rafael Souza, os profissionais devem estar atentos a data. “Alguns Médicos Veterinários não conseguem se cadastrar por problemas do próprio sistema que ainda não está funcionando plenamente e também por falta de informação. Portanto, vale a pena conhecer o sistema e não deixar para última hora” explica Rafael, sobre os procedimentos médicos veterinários que necessitam de medicamentos, como anestésicos, sedativos, alguns tipos de analgésicos, entre outros que necessitam do controle.

Na reunião, as entidades combinaram de realizar uma ação de esclarecimento dos profissionais do Distrito Federal, mediado pelo CRMV-DF, para explicar como é o funcionamento do SIPEAGRO. A ideia é realizar simulações de compra, venda, registro e como tudo isso deve ser feito no dia a dia. O treinamento será dado pelos servidores do MAPA.

O CRMV-DF recomenda aos profissionais da capital federal, não deixar para última hora. Acessem o site do MAPA ou o link que segue abaixo e já tome familiaridade com o sistema e já possa esclarecer dúvidas ao longo dos próximos meses.

 

Serviço:

Site de acesso ao Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários – SIPEAGRO:

http://sistemasweb.agricultura.gov.br/pages/SIPEAGRO.html

A partir de janeiro de 2019 todo o controle será feito exclusivamente pelo SIPEAGRO

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF