O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal – CRMV-DF recebeu, em sua sede, na manhã desta quinta-feira (5) o senador Hélio José do PROS-DF, e o Tesoureiro do CFMV, Méd. Vet. Hélio Blume. As visitas se deram a convite do presidente do CRMV-DF, Méd. Vet. Laurício Monteiro da Cruz. Na pauta da conversa, a defesa de recursos para investimento de equipamentos para a entidade e a apresentação de projetos do parlamentar na área da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

O presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro da Cruz, explicou ao parlamentar a amplitude da ação do Médico Veterinário e do Zootecnista na economia e na saúde pública, mencionando o agronegócio e a saúde única. Na ocasião, Laurício relatou a necessidade de a entidade estar bem equipada para poder prestar um bom serviço à sociedade do Distrito Federal.

O senador que compões a Comissão de Meio Ambiente defendeu a bandeira do bem-estar animal ao se referir a Medicina Veterinária e a Zootecnia. “Eu acredito que podemos estabelecer uma aliança. Quero deixar claro que as portas do meu gabinete estarão sempre abertas para receber as demandas da Medicina Veterinária e da Zootecnia, por qualquer uma das entidades aqui representadas”. Explicou o parlamentar.

Além da pauta

Alguns temas surgiram ao longo da conversa como os ligados diretamente ao exercício da profissão. Laurício explicou a necessidade de criar um Código de Bem-Estar, Saúde Pública e Meio Ambiente que envolva todos os agentes que interagem no convívio harmônico entre seres humanos e animais.

O representante do CFMV, Hélio Blume, ratificou o apontamento feito por Laurício sobre a importância do debate sobre os assuntos referentes. “Temos a intensão de trazer para Brasília o Simpósio Mundial de Saúde Única, no próximo ano. Este tema é de grande relevância para a sociedade e não envolve apenas o médico veterinário e o zootecnista, mas todo profissional que atua como agente de saúde e bem-estar” explicou o Hélio.

Participaram da reunião o vice-presidente do CRMV, Saulo Lustosa, o Secretário-Geral Roberto Gomes Carneiro, o Tesoureiro do CRMV-DF, o Zootecnista Emanoel Elzo Leal de Barros. Também estiveram no encontro a Conselheira Efetiva, Méd. Vet. Marina Zimmermann, o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Distrito Federal, Méd. Vet. Cláudio Pedra e a representante da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, Méd. Vet. Claudia Alessandra Gomes.