Na manhã da quarta-feira (25) a diretoria do CRMV-DF recebeu o presidente da Associação dos Criadores e Proprietários de Cães do DF, Bruno Borges, presidente da Câmara Interdiciplinar de Proteção de Defesa dos Animais do GDF, Mara Moscoso e a representante da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-DF Ana Paula Vasconcellos. A ideia do encontro foi discutir maneiras de regulamentar a criação de cães no Distrito Federal.

O presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro da Cruz destacou a importância da objetividade da reunião e da necessidade de se produzir frutos. “Eu tenho convicção que iremos sair daqui hoje com um encaminhamento de trabalho dentro do CRMV-DF”, comprometeu-se o presidente.

Por sua vez, Bruno Marques, presidente da Associação de Criadores e Proprietários de Cães do DF relatou a sua luta pela busca de segurança jurídica para colegas que vivem da criação de cães e dos que o praticam exclusivamente por hobby. “Não vemos outra maneira de resolver o nosso problema se não por uma lei. E contamos com o CRMV-DF para nos ajudar a criar o texto” explicou Bruno. Segundo ele, um parlamentar já o procurou para levar o projeto a plenária da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Os representantes das entidades representadas na reunião concordaram em colaborar com o texto e o CRMV-DF se comprometeu a participar. Laurício já providenciou o encaminhamento do projeto a Câmara Técnica de Pequenos Animais para que iniciem as discussões e coordene as reuniões entre as partes interessadas para construção do texto do Projeto de Lei, com os critérios técnicos necessários no que tange a Medicina Veterinária e a Zootecnia.

Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o