A fiscalização do CRMV-DF participou da operação deflagrada pela Delegacia de Meio Ambiente – DEMA, realizada ontem (03), na Colônia Agrícola Samambaia, para averiguar uma denúncia anônima de suposto crime de maus tratos aos animais. Também participaram a Vigilância Ambiental de Zoonoses, IBRAM e Secretaria do Meio Ambiente.

Ao verificar o local, os agentes do CRMV-DF verificaram que os donos da residência desenvolviam atividade similar a de canil para reprodução e venda de animais, mas não tinham registro na entidade. Eles também não possuíam Responsável Técnico.

No local foram identificados cerca de 80 cães e 12 gatos aparentemente desnutridos. Haviam muitos filhotes. A condição dos animais era de aparente desnutrição, falta de higiene. Alguns apresentavam feridas. Na casa também foi encontrada uma geladeira com vacinas.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária recomenda a sociedade de verifique a origem do animal, na hora da sua aquisição, para que este tipo de mercado não seja alimentado.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF