3 de dezembro de 2018

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal recebeu a ilustre visita do Médico Veterinário Antônio Carlos da Silva, professor doutor em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, no dia 20 de novembro. Ele foi professor na Universidade Federal Fluminense, nas Faculdades Integradas do Planalto Central – FACIPLAC-DF e atualmente na Universidade Federal do Amazonas.

No encontro o professor presenteou o presidente do CRMV-DF com uma edição do Caderno Técnico de Veterinária e Zootecnia, edição nº 44, do ano de 2004. Uma obra da Revista da Escola Veterinária da UFMG, junto a Fundação de Estudo e Pesquisa em Medicina Veterinária e Zootecnia e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais.

Do encontro nasceu a ideia de trabalhar algum material de aperfeiçoamento profissional destinado aos profissionais do Distrito Federal. Segundo o professor, é possível trabalhar algo como este caderno. “É possível produzir um material como este. Toda produção científica ela vem de uma maneira ampla e pode envolver centros de pesquisa, universidades”. O conteúdo não seria apenas para médicos veterinários e Zootecnistas, mas também para a sociedade como um todo, já que os temas são de interesse de todos.

A edição do Caderno Técnico trata do tema serpentes venenosas, diagnóstico e tratamento dos acidentes ofídicos, ou seja, qualquer um pode estar diante de uma situação em que a informação poderia ser a diferença entre apenas um incidente até uma situação extrema de falecimento.