Em tempos de pandemia, muitas profissões têm lançado mão das redes sociais digitais para oferecer produtos e serviços pela internet, e médicos-veterinários e zootecnistas não estão fora dessa. Mas como e o que posso publicar? Quais recursos as plataformas me oferecem? Quanto custa? Gastarei muito? Eu mesmo faço? Então é importante conversar com alguém que já passou por este caminho e agora disponibiliza seu aprendizado. Por isso conversamos com o Méd. Vet. Marcos Rother que trabalha no ramo de organização de carreiras digitais.

O seu trabalho pode ser conhecido pelas redes sociais, Instagram “@profissaoagrodigital” ou “Rotheragronegocio” pelo Facebook. Marco é um dos idealizadores do projeto Rancho Colina Real e do programa Agro 4x4, com ampla difusão nas rede sociais. Ele explica a importância do uso das redes sociais digitais para promoção do perfil profissional, para conversão de oportunidades de trabalho.

Para Marco, a principal pergunta a se fazer para dar início a um projeto de carreira é : “Quem é você na internet hoje?”. A partir da resposta você pode iniciar um planejamento de marketing digital para alavancar o seu currículo. “Muitas empresas estão fechadas por conta da crise do novo Coronavirus, mas na internet as pessoas continuam se relacionando. Temos que aproveitar este meio para estabelecer network, trocar experiências e promover negócios”. Explica.

Mas como todo negócio, é preciso ter planejamento para começar. O trabalho de reconhecimento é o primeiro passo, ou seja, mapear forças, fraquezas, oportunidades e possíveis ameaças que podem comprometer o seu empreendimento. Marcos, nas redes sociais, oferece alguma noção de como começar, a partir de sua experiência.

Ele iniciou a sua carreira na área de vendas, tinha relações com empresas e empreendedores. Neste período afirma ter uma ótima experiência profissional. “Naquele tempo eu tive boas oportunidade de criar novos contatos, conhecer pessoas e colegas de trabalho”. Mas mudou de ramo ao ingressas no serviço público. Após alguns anos, resolveu voltar e agora usa uma ferramenta, que segundo ele, é uma ótima forma de apresentar o seu currículo: as redes sociais.

Marcos é formado em medicina veterinária pela Universidade de Londrina em 1988 e buscou se especializar em equinos. Inicialmente ele trabalhou em sua própria Clínica Veterinária Especializada em Equinos e com Assistência Técnica em Haras na região de Cuiabá. Posteriormente atuou na Indústria Farmacêutica de Produtos Veterinários (Laboratórios Pfizer Ltda.) com promoção e vendas de produtos na região do estado do Mato Grosso e da Bahia.

Com a experiência adquirida na Indústria de Produtos Veterinários, constitui sua própria Distribuidora de Produtos Agropecuários. Há 5 anos começou a trabalhar e buscou especializar-se em Marketing Digital, mais especificamente com Lançamento de Especialistas do Agronegócios na Internet. Hoje, Marcos Rother é idealizador e mentor de grandes projetos na Internet como Rancho Colina Real On-line, de Fernando Costa, Recordista Mundial de 3 Tambores da Raça Quarto de Milha e Academia da Soja de Claudeir Pires, Especialista em Soja.

Assessoria de Comunicação Social do CRMV-DF

1 de junho de 2020