Hoje a medicina veterinária está em festa, 9 de setembro dia do médico veterinário. Essa profissão tão especial para a manutenção da saúde e bem-estar dos animais também é uma grande aliada da saúde humana. Além disso está inserida em um mercado crescente independente de crises econômicas.

Em pesquisa recente publicada pela ABINPET com informações da EUROMONITOR, mostra o Brasil fechou 2018 como segundo colocado no faturamento do mercado pet Mundial perdendo apenas para Estados unidos e superando o reino unido. Além disso aponta o Brasil como 3º colocado no ranking de população pet, cerca de 139,3 milhões de animais, entre cães, gatos, aves, peixes e outros. Portanto, tanto economicamente quanto no aspecto sanitário a medicina veterinária desenvolve um papel fundamental.

No campo não é diferente o médico veterinário está diretamente ligado ao mercado de produção de alimentos de origem animal desde a criação a expressão e consumo de alimentos como carne leite ovos e tantos outros derivados. Tendo em vista também a parte econômica e social a medicina veterinária também está inserida em uma área de grande impacto na sociedade.

Sabendo disso o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal defende a importância deste profissional, que atuam nas mais diferentes frentes de trabalho, seja no setor público, seja no setor privado, garantindo o pleno exercício profissional da Medicina Veterinária na capital do país.

Neste mês de setembro, em que comemoramos o dia do médico veterinário, o conselho regional de medicina veterinária do distrito federal mostrará

os vários ramos de atuação deste profissional. Desde o amigo que participa dos cuidados os nossos animais de estimação até os sentinelas que guardam a qualidade e a sanidade dos alimentos que chegam à nossa mesa todos os dias além de colaborar com o controle de doenças de origens animal.

Parabéns aos amigos e amigas médicos veterinários e médicas veterinárias que a cada dia seu trabalho seja iluminado e que cada vez mais possamos colaborar não só com a saúde mas com o progresso do país.

Médico Veterinário Laurício Monteiro da Cruz

Presidente do CRMV-DF