Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Concurso público reforçará defesa agropecuária gaúcha

  • 4 de outubro de 2013

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, assinou, no dia 30 de setembro de 2013, contrato com a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) para realização de concurso público que irá preencher 130 vagas de veterinários, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais e técnicos agropecuários.

Os novos servidores vão trabalhar na fiscalização de produtos de origem animal e vegetal para garantir que a população consuma alimentos de qualidade. Vinculados à Divisão de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e na Gerência de Defesa Vegetal, serão distribuídos por 19 cidades onde há maior demanda por área de atuação, incluindo a sede da Secretaria, em Porto Alegre (RS). Devem começar a ser chamados em quatro meses após a seleção.

O concurso será composto por cinco provas objetivas. Cada uma terá 60 questões, divididas em conhecimentos gerais (10), língua portuguesa (10), informática (10), língua estrangeira – inglês e espanhol (5) e conhecimento específico (30). A publicação do edital e a abertura das inscrições acontecerão na segunda quinzena de outubro de 2013. Os interessados terão 15 dias para se inscrever através do portal www.fdrh.rs.gov.br.

Mainardi elogiou o trabalho da FDRH na elaboração do contrato. Reafirmou a importância do ingresso por meio de concurso, garantindo a execução de políticas públicas perenes. “A defesa agropecuária, além de políticas estruturadas de forma regional, precisa de profissionais comprometidos e qualificados”, reforçou.

Segundo o secretário, a entrada dos profissionais vai dar suporte, por exemplo, ao programa de identificação individual do rebanho bovino gaúcho, projeto que está na Assembleia Legislativa aguardando votação. Eles também terão a responsabilidade de fiscalizar o uso e a comercialização de agrotóxicos, em conjunto com órgãos federais, estaduais e municipais, além de frigoríficos e laticínios.

O aumento no número de fiscais engrossará o combate ao abigeato. Iniciada semana passada na Região da Campanha, a ação já resultou na apreensão de quase duas toneladas de carne e na prisão em flagrante de nove pessoas. É uma parceria entre as secretarias estaduais da Agricultura, Saúde, Meio Ambiente, Fazenda e Segurança Pública, e o apoio das polícias Rodoviária Federal, Federal, Ibama, Receita Federal, prefeituras, Farsul, Fetag e sindicatos rurais.

Fonte: Governo do Rio Grade do Sul – 02/10/2013

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Outras notícias

Atual presidente do CRMV-DF recebe seu sucessor e nova diretoria

Na manhã da segunda-feira (7/fev) o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, recebeu o seu sucessor e os demais diretores…
Leia mais

Universidade Católica de Brasília inaugura clínica veterinária em seu campus

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal participou da inauguração da Clínica Faculdade da Universidade Católica de Brasília. A…
Leia mais

COMUNICADO: Justificativa pela ausência na eleição CRMV-DF 2021

Senhores médicos-veterinários e zootecnistas com registro principal no CRMV-DF. Em razão da Eleição para Diretoria Executiva e Corpo de Conselheiros…
Leia mais